Ciência e espiritualidade: estudo destaca a sincronização do ritmo cardíaco humano com variações no campo magnético

Assim como o campo magnético da Terra se origina das intensas correntes elétricas que circulam em seu interior, em cada um de nós há também um campo magnético. O coração é um órgão vital que gera o maior campo eletromagnético rítmico de qualquer órgão do corpo humano. O campo elétrico do coração é cerca de 60 vezes maior em amplitude do que a atividade elétrica gerada pelo cérebro.

Pesquisas sugerem que o campo do coração é um importante portador de informações. Além disso, os sinais magnéticos gerados pelo coração teriam a capacidade de afetar indivíduos ao nosso redor.

Um estudo da Lithuanian University of Health Sciences, em parceria com o Prince Sultan Cardiac Center e o HeartMath, avaliou como as mudanças nas condições geomagnéticas afetam os ritmos produzidos pelo cérebro e pelo coração.

Durante a pesquisa, 104 pessoas de diferentes países fizeram uma meditação focada no coração chamada Heart Lock-In (HLI) por um período de 15 minutos, ao longo de 15 dias. A maioria dos grupos apresentou coerência significativamente aumentada durante o período em que praticaram a técnica de meditação, o que significa que os ritmos cardíacos dos integrantes do grupo ficaram mais parecidos entre si.

Para avaliar a sincronização do ritmo cardíaco entre os participantes de cada grupo, os pesquisadores calcularam a distância entre os batimentos cardíacos de cada pessoa e os batimentos cardíacos das outras pessoas do grupo. Na análise, observou-se que os ritmos cardíacos dos integrantes do grupo foram significativamente mais sincronizados entre si durante o período em que praticaram a meditação.


Meditação para Abrir o Coração


Além da técnica Heart Lock-In, existem outras práticas meditativas para trabalhar a energia do coração. Experimente esta técnica ensinada por Simrat - Dra. Carol Presotto, professora de Kundalini Yoga e idealizadora do Instituto Medicina da Consciência:

Entendemos que a frequência amorosa, através desse eletromagnetismo que o coração emite, permite potentes comunicações entre os seres humanos e o todo ao seu entorno. Por isso, utilizamos essa técnica para nos reconectar ao sentir, reconhecendo o magnetismo do coração e as potentes transformações individuais e coletivas que ele é capaz.

Se você gostou deste assunto, também pode se interessar por estes conteúdos:

Kundalini Yoga: rituais matinais para despertar o corpo e a alma

Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que a espiritualidade seja uma aliada do tratamento clínico

  • Este conteúdo conta com a curadoria de Juliana Reis Cortines, Doutora em Química Biológica na UFRJ


CONECTE-SE COM A MEDICINA DA CONSCIÊNCIA:

Instagram

LinkedIn

Youtube

Spotify